Governo da Bahia nega criação de Delegacia de Combate à Corrupção solicitada pela Adepol-BR

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou não ter interesse na instalação de Delegacias Especializadas de Combate a Corrupção no seu Estado, conforme publicação no Portal da Corregedoria Geral da União.
A instalação também foi solicitada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-BR), que encaminhou ofício ao governador pela criação de uma Divisão de Combate à Corrupção e a implantação do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro na Polícia Civil da Bahia para combater a corrupção.
De acordo com a solicitação, após a publicação da portaria nº 631 de iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil, já foram criadas 29 delegacias de Combate à Corrupção em 18 estados do País. O ofício também salienta a importância do combate à corrupção para a sociedade: “A corrupção causa enorme desvio de recurso público e torna os serviços estatais precários, levando sofrimento ao povo, além de alimentar grupos criminosos que atentam contra o bem-estar da coletividade”.
Delegacias Especializadas de Combate a Corrupção pode mudar o foco de boa parte das investigações criminais no Brasil, ou seja, que seria mirar nos ‘‘peixes grandes’’ e induzir governadores estaduais a criarem estruturas de combate a corrupção.

ENTENDA O PROJETO

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desde o início do ano passado, desenvolveu o projeto ‘‘Fomento à Criação e Estruturação de Unidades de Combate à Corrupção nas Polícias Civis’’, cujo objetivo é implantar, estruturar, capacitar e proteger unidades de combate à corrupção nas 27 Polícias Civis’’ do Brasil.

O projeto tem como um dos seus principais alicerces motivadores o art. 3º, inciso VIII, da Portaria nº 631, de 06 de julho de 2019, o qual prescreve como critério para o rateio dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), a criação e efetivo funcionamento na Polícia Civil de unidade dedicada exclusivamente ao Combate à Corrupção.

About José Nunes

Veja também

Condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após o julgamento, decide STF

Tribunal entendeu que o cumprimento imediato da pena não viola o princípio da presunção de …

O Direito ao Auxílio-Saúde do Policial Civil

Publicado 10 set 2024 A Lei nº 14.735, de 23 de novembro de 2023, instituiu …

Terceira Seção fixa teses sobre admissão de confissões feitas à polícia no momento da prisão

Resumo em texto simplificado ​A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, …