FBI faz abertura do1º Encontro de Delegados de Polícia do Brasil no Nordeste

Evento terá participação de palestrantes de renome nacional e internacional
ASSESSORIA ADEPOL ALAGOAS – 17/09/2022
Marco A. Gonzalez Jr
Maceió sedia nos dias 22 e 23 deste mês o 1º Encontro de Delegados de Polícia do Brasil no Nordeste que traz à capital alagoana palestrantes de renome nacional e internacional. A abertura acontece às 19 horas, no Hotel Premier, localizado na Avenida Doutor Antônio Gouveia, na Praia da Pajuçara, com uma palestra do adido chefe do FBI, agente especial Marco A. Gonzalez Jr., que fará uma apresentação sobre temas relevantes para a cooperação técnica entre agências policiais no enfrentamento de ameaças como terrorismo e crime organizado.
Formado em Justiça Criminal pela Universidade do Novo México em 1995, Gonzalez morou no Brasil e em Portugal em seus primeiros anos e, antes de trabalhar para o FBI, serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos por 14 anos. Entre 2005 e 2019, ele participou de várias missões temporárias para a Adidância do FBI (LEGAT Office) Brasília em apoio ao Adido e eventos especiais, incluindo os Jogos Pan-americanos de 2007 e a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Seguindo o alto nível dos palestrantes neste evento que já promete ser histórico, também conta com as participações dos integrantes do FBI: Kelvin Ortiz , Jonathan Holden, Michael Dreher (adjunto FBI Brasília), Lane Christensen, (adjunto para Inteligência FBI Brasilia), Rodolfo Paredes (Investigador e Projetos FBI Brasília) e Karine Taxman (Adido do Departamento de Justiça).
Karine Moreno-Taxman, tem um notável currículo, sendo a primeira Conselheira Jurídica Residente especializada em Contraterrorismo do Departamento de Justiça designada para o Brasil, onde atua na Embaixada dos EUA em Brasília em maio de 2022 e também é Procuradora Adjunta nos Estados Unidos, onde lida com investigações e processos criminais internacionais complexos, tendo experiência profissional no Departamento de Justiça (DOJ) por mais de 25 anos.
Moreno-Taxman treinou policiais, promotores, juízes, ONGs e o setor privado nos Estados Unidos e no exterior sobre como conduzir investigações e processos internacionais bem-sucedidos e a importância de trabalhar de maneira coordenada e proativa para detectar, processar, e condenar criminosos internacionais graves. A sua palestra irá trazer grande conhecimento e experiência para nossos participantes, bem como oportunidade de expandir a cooperação jurídica nas complexas investigações que tenham alcance transnacional.
Além dos destaques internacionais, o evento conta com renomados palestrantes nacionais, como  o delegado da Polícia Civil de Goiás, Adriano Costa, autor pela Juspodivm e Impetus, professor da pós-graduação da Verbo Jurídico, MeuCurso e Cers, membro da Academia Goiana de Direito, doutorando em Ciência Política pela UnB e mestre em Ciência Política pela UFG.
Delegado de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Brasil (Adepol/Brasil), Rodolfo Laterza, será igualmente palestrante. Ele é Mestre em Segurança Pública. Pós Graduado em Políticas e Gestão Segurança Pública. Pós Graduado em Direito Penal e Processo Penal e Pós Graduado em Medicina.
Valdecy Urquiza, Delegado de Polícia Federal e atualmente exerce a função de Vice-Presidente da Interpol e também o cargo de Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica da Polícia Federal. Anteriormente foi Diretor na unidade de Combate ao Crime Organizado da Secretaria-Geral da Interpol em Lyon/França; Liderou o Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, Assessoria de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.
Haverá ainda palestra do coronel do Exército Brasileiro, Antônio Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, com o tema “Tecnologia brasileira de defesa aplicada à segurança”, e de um adido do FBI ou equivalente.
As inscrições, exclusivas a delegados de Polícia ativos e inativos poderão ser feitas acessando o site da Adepol/Alagoas – www.adepol-al.com.br.
A programação prevê credenciamento no dia 22 entre 14h e 18h, no próprio Hotel Premier. Às 19h, ocorrerá a abertura do evento.

About Adepol Adepol

Veja também

Condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após o julgamento, decide STF

Tribunal entendeu que o cumprimento imediato da pena não viola o princípio da presunção de …

O Direito ao Auxílio-Saúde do Policial Civil

Publicado 10 set 2024 A Lei nº 14.735, de 23 de novembro de 2023, instituiu …

Terceira Seção fixa teses sobre admissão de confissões feitas à polícia no momento da prisão

Resumo em texto simplificado ​A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, …