Aprovada e promulgada a PEC que institui o teto remuneratório do Estado

por Comunicação/ALE — publicado 29/03/2022

O plenário da Casa aprovou por unanimidade, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição nº 91/2022, de origem do Executivo, que institui o teto remuneratório único para os ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional. Outros 12 processos também foram apreciados e deliberados pelos parlamentares nesta terça-feira, 29. Ao final da sessão, o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, e os demais integrantes da Mesa Diretora, promulgaram a proposta e encaminharam-na para publicação no Diário Oficial Eletrônico do Poder. O líder do Governo no Parlamento, deputado Silvio Camelo (PV), agradeceu aos pares pela aprovação da PEC, que vem para atender aos anseios dos servidores. “É um merecido reconhecimento desta Casa e do Governo do Estado. Se Deus quiser, outras votações virão durante a semana, que vão beneficiar a todos os servidores”, disse Camelo, destacando o empenho do deputado Francisco Tenório (PP) na aprovação da matéria.

Na sequência, o deputado Inácio Loiola (MDB) acompanhou a fala de Camelo parabenizando-o e também ao deputado Francisco Tenório pela articulação em prol da aprovação da PEC. “Quero parabenizar todos os delegados de polícia e também aos fiscais de tributos do Estado de Alagoas (que serão beneficiados com a PEC) pela aprovação da proposta”, disse Loiola, destacando os nomes do delegado Flávio Saraiva e dos fiscais de renda Lineu Torres e José Carlos. Outro que também parabenizou o plenário da Casa pela aprovação da proposta foi o deputado Breno Albuquerque (MDB), ressaltando que, com isso, a Casa valoriza os servidores públicos do Estado, das categorias dos delegados de polícia e do fisco. “É uma vitória de todos no Estado pelo reconhecimento de um belo trabalho que eles vêm realizando em prol do desenvolvimento de Alagoas”, destacou.

Por fim, o deputado Francisco Tenório agradeceu ao presidente Casa, deputado Marcelo Victor, que deu o devido encaminhamento à tramitação da matéria, dentro do que preceituam o Regimento Interno do Poder e a Constituição Estadual. “Essa PEC corrige uma distorção que existia em Alagoas. Apenas dois estados do Brasil têm essa distorção, com teto e subteto. E esse subteto prejudicava sensivelmente a categoria dos delegados, dos fiscais de tributos e dos coronéis da Polícia Militar do Estado”, avaliou Tenório.

Segue abaixo os demais processos apreciados e deliberados durante a plenária de hoje:

Matérias votadas em 2º turno:

– Projeto de lei ordinária nº 834/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a reestruturação da carreira dos profissionais da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas.

– Projeto de lei ordinária nº 855/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a carreira dos profissionais da Educação do Poder Executivo do Estado de Alagoas.

– Projeto de lei ordinária nº 848/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a redenominação da carreira de agentes penitenciários para carreira de policiais penais e fixa a tabela de subsídios.

– Projeto de lei ordinária nº 784/2022, de autoria do Poder Executivo, que altera a lei delegada nº 47/2015, no tocante a nomenclatura da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

Matéria votada em 1º turno:

– Projeto de lei ordinária nº 851/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o quadro de pessoal e plano de carreiras de apoio técnico administrativo da Procuradoria Geral do Estado e fixa os valores de sua remuneração.

Matérias discutidas em turno único:

– Indicação nº 1238/2021, de autoria da deputada Fátima Canuto (PSC), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano a implantação e pavimentação asfáltica da interligação do bairro Tangil com a BR-101, no município de Pilar.

– Indicação nº 1245/2021, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Saúde a aquisição de um tomógrafo para a Unidade de Pronto Atendimento do Jaraguá.

– Indicação nº 1248/2022, de autoria da deputada Jó Pereira (sem partido), solicitando ao Governo do Estado e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas a melhoria na sinalização dos quebra-molas existentes na rodovia AL-101 Sul, no trecho entre o posto da Polícia Rodoviária e o acesso à praia do Francês.

– Indicação nº 1249/2022, de autoria do deputado Tarcizo Freire (PP), solicitando ao Governo do Estado, à Secretaria de Infraestrutura e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas a pavimentação asfáltica do trecho de 16 km que liga o povoado Capelinha à cidade de Major Isidoro.

– Indicação nº 1253/2022, de autoria do deputado Francisco Tenório (PP), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano a pavimentação asfáltica da estrada que liga o conjunto Paulo Bandeira, no Benedito Bentes, ao conjunto José Tenório, na Serraria, na cidade de Maceió.

– Requerimento nº 966/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando moção de aplausos aos profissionais do Instituto de Tecnologia de Alagoas pelos serviços que vêm prestando ao Estado de Alagoas.

– Requerimento nº 970/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando moção de aplausos à cabo PM Carla Poliana Crêspo Santos e ao cabo PM Aldir Vieira Santos Júnior, pelo ato heroico e de bravura, ocorrido em 28 de janeiro do corrente ano.

About Adepol Adepol

Veja também

ALE aprova PL que prevê multa para usuários de drogas em Alagoas

Apesar de ser uma proposta polêmica, nenhum deputado se opôs, e a matéria foi aprovada …

PRESENTE DA ADEPOL PARABENIZA NOVOS DELEGADOS E ASSEGURA TOTAL APOIO AOS NOVOS COLEGAS

“Quero cumprimentar a todos os delegados e delegadas que hoje estão participando deste momento tão …

ADEPOL SE UNE AO DEPUTADO LEONAM PELA REGULAMENTAÇÃO DE BENEFÍCIO PARA DELEGADOS

O presidente da Adepol-AL, Antônio Carlos Lessa, manifestou a satisfação da categoria com o pronunciamento …