SSP diz que pânico não condiz com realidade de segurança nas escolas

De acordo com Flávio Saraiva, ao todo, 21 pessoas foram identificadas, sendo que 20 delas são adolescentes

“O pânico é incompatível com a realidade da segurança de hoje nas escolas”, afirmou o gestor da pasta ao comparecer à Casa de Tavares Bastos.

De acordo com Flávio Saraiva, ao todo, 21 pessoas foram identificadas, sendo que 20 delas são adolescentes. Elas teriam, segundo ele, criados e veiculado mensagens de ameaças às escolas de Alagoas.

“O que houve, e que causou um certo pânico, foram mensagens veiculadas através de perfis falsos nas redes sociais e esses perfis foram alcançados”, afirmou o secretário de Segurança Pública, que alertou sobre a disseminação de mensagens falsas.

“A segurança tem que ser preservada por todos. Quando um adulto, um pai, uma mãe ou um gestor de escola lê uma mensagem veiculada por um perfil e, imediatamente, repassa sem nenhuma análise criteriosa daquele conteúdo, causa esse quadro [de pânico]. Nós temos que preservar a segurança e como fazer isso? Não veicular mensagens flagrantemente falsas e não disseminar um quadro de violência que não existe”, complementou Flávio Saraiva.

Os pedidos ocorreram após uma sequência de mensagens de ameaças às unidade de ensino depois que uma creche em Blumenau, Santa Catarina, foi invadida.

“Juntamos todos os secretários para que cada um diga o que está sendo feito na sua pasta e também ouvir a sociedade e apresentar sugestões”, disse Camelo, informando que o Governo está trabalhando por meio do seu serviço de inteligência e que pessoas já foram presas por espalharem fake news.

“O governo agiu de forma imediata. Mobilizou toda a segurança pública do estado: Batalhão Escolar, CPC da Capital, todos os batalhões da Polícia Militar do interior do estado. A Polícia Civil acionou sua inteligência. A delegacia de crimes cibernéticos também atuou no quesito de identificar os perfis que estavam fazendo alusão à violência. A Secretaria de Educação aproximou os gestores escolar da Segurança Pública. Há um clima de muito tranquilidade dentro das escolas nesse momento”, afirmou o secretário de Educação.

About Adepol Adepol

Veja também

ALE aprova PL que prevê multa para usuários de drogas em Alagoas

Apesar de ser uma proposta polêmica, nenhum deputado se opôs, e a matéria foi aprovada …

PRESENTE DA ADEPOL PARABENIZA NOVOS DELEGADOS E ASSEGURA TOTAL APOIO AOS NOVOS COLEGAS

“Quero cumprimentar a todos os delegados e delegadas que hoje estão participando deste momento tão …

ADEPOL SE UNE AO DEPUTADO LEONAM PELA REGULAMENTAÇÃO DE BENEFÍCIO PARA DELEGADOS

O presidente da Adepol-AL, Antônio Carlos Lessa, manifestou a satisfação da categoria com o pronunciamento …