Segurança Pública de Alagoas tem aprovação de 72%; diz IBRAPE

03/04/2025 – BLOG DO VENTURA – 7 SEGUNDOS

Segurança Pública de Alagoas tem aprovação de 72%; diz IBRAPE

Com o governo em alta, avaliado em 65% de aprovação popular, isso significa dizer que a administração do governador Paulo Dantas tem o reconhecimento da maioria dos alagoanos. Isso também significa dizer que, as áreas essências do governo estão cumprindo com aquilo que foi planejado estrategicamente pelo governador.

Conforme pesquisa realizada pelo IBRAPE, entre os dias 15 a 17 deste mês, em 52 municípios alagoanos, 72% dos entrevistados aprovam os trabalhos na área da segurança pública. O levantamento ouviu 2.626 pessoas em 52 munícipios de todas as regiões do estado.

Na segurança pública sob o comando do delegado Flávio Saraiva, os índices de criminalidade em Alagoas têm caído consideravelmente e as policias têm trabalhado diuturnamente para diminuir cada vez mais esses índices, onde os resultados são altamente positivos.

Flávio Saraiva é um policial dos mais experientes; simples, sério, dedicado, possuidor de excelente caráter, e de uma eficiência excepcional. Flávio prefere o trabalho ao invés dos holofotes. O importante é que sua atuação à frente da segurança dos alagoanos tem surtido o efeito desejado e os números falam por si só.

Outro que tem desempenhado um excelente trabalho é o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Gustavo Xavier; atuante, operacional, criativo, inovador, conseguiu num curto espaço de tempo, dinamizar os serviços na Polícia Civil de Alagoas.

A sistema implantado e desenvolvido por Gustavo Xavier, tem trazido resultados bastantes satisfatórios para a sociedade alagoana. Centenas de crimes têm sido investigados, elucidados e seus autores colocados sob às barras da justiça.

Um dos casos mais emblemáticos dos últimos tempos e de grande repercussão em todo o Brasil, foi a prisão do serial killer alagoano, Albino Santos de Lima, acusado de ter cometido cerca de dezoito assassinatos, sendo, inclusive, citado como o quinto maior serial killer do país. Outro caso de grande impacto e que teve uma resposta rápida da Polícia Civil foi o crime hediondo praticado contra o motorista por aplicativo, Márcio Vieira Rocha, brutalmente assassinado no bairro do Benedito Bentes, no último mês de novembro.

Na segunda-feira (31), em Marechal Deodoro, um homem identificado por Leonardo Santos da Silva, 38, que respondia a 11 processos na Justiça pernambucana – nove deles por crimes de homicídio e dois por tráfico de drogas – reagiu a ação policial foi baleado e acabou morrendo durante uma ação integrada da Secretaria de Segurança Pública; com ele foi encontrado uma pistola, um fuzil, duas metralhadoras de fabricação artesanal e um adaptador de pistola, além de dezenas de munições de vários calibres e coletes à prova de balas.

De uma forma estratégica e planejada, o diretor-geral Gustavo Xavier, mudou os plantões nas onze delegacias regionais, designando os novos delegados, para melhorar o atendimento à sociedade e para dar maior celeridade às investigações de crimes, principalmente, aqueles que atentam contra a vida.

Na Polícia Militar de Alagoas, sob o comando o coronel Paulo Amorim – outro profissional da mais alta competência e respeito – tem realizado um trabalho sistemático e diuturno no combate à criminalidade no estado.

Vale salientar que, Paulo Amorim foi condecorado com a mais alta honraria concedida pela Polícia da Bahia, pelos relevantes serviços prestados na área da segurança pública. Amorim é um excepcional militar; decente, ordeiro, criterioso, sério e atuante. Ele tem realizado um trabalho brilhante não apenas no combate à criminalidade, mas também no resgate, estimulo e incentivo à tropa, elevando a autoestima dos militares, inclusive daqueles que necessitam de uma atenção especial. Os enfermos – em casos mais graves -são assistidos em suas residências pelo programa ‘É Mais Saúde’, implantado pelo comandante-geral.

Como detalhe, equipes da PM realizaram um trabalho exitoso no último final de semana com a apreensão de armas de fogo e drogas.

Em Colônia de Leopoldina, militares do 14º BPM apreenderam cocaína, crack e maconha. Já em Arapiraca o 3º BPM apreendeu entorpecentes que estavam enterrados em fraldas no quintal de um imóvel.

Em Rio Largo, na quinta-feira (20), homens do 8º BPM, apreenderam um fuzil 762, uma granada, dez quilos de maconha, duas pistolas, um Kg de pasta base de cocaína, além da prisão de cinco pessoas envolvidas em homicídios ocorridos na região.

Militares do 5º BPM, apreenderam na madrugada de domingo (23) na AL 101 Sul, em um trecho da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, 130 Kg de maconha, os ilícitos foram encontrados durante a interceptação de um veículo.

Portanto, o trabalho em conjunto desenvolvido pelos organismos de segurança, sob o comando do secretário Flávio Saraiva, com a atuação essencial e imprescindível do diretor-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier e do comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, tem trazido bons resultados para a sociedade alagoana; isso é fato e, contra fatos, não há argumentos.