PRESENTE DA ADEPOL PARABENIZA NOVOS DELEGADOS E ASSEGURA TOTAL APOIO AOS NOVOS COLEGAS

“Quero cumprimentar a todos os delegados e delegadas que hoje estão participando deste momento tão importante e esperado: a aula inaugural deste curso. Há duas razões para esses cumprimentos. Em primeiro lugar, pela escolha da carreira que fizeram, uma atividade essencial para o funcionamento do Estado e para a paz da sociedade. E, em segundo lugar, pelo desempenho no concurso. Vocês são os melhores. Parabéns pela aprovação em um concurso tão concorrido.”

Foi assim que Antônio Carlos Lessa, presidente da ADEPOL-AL, iniciou seu discurso durante a solenidade da aula inaugural do Curso de Formação de Delegados de Polícia de Alagoas – Turma 2024, na manhã de terça-feira (1), no Centro de Convenções, em Jaraguá. Ele parabenizou a todos e assegurou total apoio da entidade aos novos integrantes da categoria.

DISCURSO DO DELEGADO ANTÔNIO CARLOS LESSA DURANTE A AULA INAUGURAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DELEGADOS DE POLÍCIA DE ALAGOAS:

Nós que fazemos parte da Gerência da Polícia Judiciária 4, que abrange a região do sertão, interinamente respondendo pela Gerência da Polícia Judiciária 1 – grande Maceió e como presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas – a nossa querida Adepol, temos a satisfação de participar da Aula Inaugural do Curso de Formação de Delegados de Polícia Civil de Alagoas e da homenagem da Delegacia Geral da Polícia Civil a 1ª Turma de Delegados de Polícia de Carreira – formada em 1988.

Hoje, momento de emoção, rever os nossos delegados do concurso de 1980. Passaram-se 36 anos. Parece que foi ontem. Vem a lembrança no dia em que foi publicada no diário Oficial do Estado a relação final dos aprovados no concurso. Que alegria de ter o meu nome, juntamente com o da minha saudosa irmã Laura Maria e seu marido Eduardo Barreto, figurando naquela relação dos aprovados. Tinha apenas 23 anos.

O tempo passou rápido. Vários se aposentaram, outros faleceram, e alguns continuam na ativa. Formamos grandes amizades. Sempre estávamos prontos para ajudar um colega em dificuldade. A polícia Civil de Alagoas é uma grande família. Um por todos e todos por um. Nesse momento, quero que todos os integrantes da turma de 1988 fiquem de pé e uma salva de palmas para esses bravos guerreiros.
Quero cumprimentar a todos os novos delegados e delegadas que hoje estão participando desse momento tão importante e esperado que é a aula inaugural do curso de formação de delegados de polícia – Turma 2024. Há duas razões para esses cumprimentos. Em primeiro lugar, pela escolha da carreira que fizeram, uma atividade essencial para o funcionamento do Estado e para a paz da sociedade. E, em segundo lugar, pelo desempenho do concurso. Vocês são os melhores. Parabéns pela aprovação no concurso tão concorrido.

Uma menção muito especial vai para as mulheres, que conquistaram 40% das vagas, sendo cerca de 40 mulheres. A mulher acrescenta, ao mesmo tempo, suavidade e dureza na polícia por as mulheres serem duras como ninguém, mas também sabem ser suaves no desempenho da função pública.
Agora, vocês passam a uma nova etapa: três meses de curso onde os conhecimentos que já possuem serão cotejados com as questões práticas que vão enfrentar na vida profissional.

A carreira de delegado de polícia demanda conhecimento jurídico, equilíbrio emocional, rigor ético acima de tudo, coragem pessoal, além da liderança, relativamente à comunidade policial e à própria sociedade. Exige também muita sensibilidade, sendo um ingrediente fundamental da ação policial. Estamos em uma luta árdua, incansável, ininterrupta, no combate à criminalidade. Na lei do respeito à pessoa humana e da dureza contra o crime, continuamos vencendo essa guerra contra a criminalidade. Hoje temos uma polícia civil estruturada. Muito diferente quando iniciamos a carreira policial, na década de 80.

A falta de estrutura era visível: delegacias de polícia sem as mínimas condições de trabalho; falta de agentes de polícia e escrivães; delegados respondendo por duas, três, quatro delegacias, falta de viaturas policiais. Muitos delegados de polícia chegavam a utilizar seu próprio veículo para realizar diligências policiais. Assim que fui nomeado delegado de polícia, fui designado para assumir a delegacia municipal de Passo de Camaragibe e lá chegando não tinha um mínimo de estrutura. O prédio está totalmente em ruínas, sem porta, sem janelas.

Cheguei a reformar três delegacias de polícia no interior do estado: as regionais de Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e São Miguel dos Campos, com ajuda da comunidade. Além dessas inúmeras dificuldades, tínhamos uma das piores remuneração da federação. O Estado de Alagoas está vivenciando uma nova polícia judiciária graças ao comprometimento do Governador do Estado Paulo Dantas na área de segurança pública.

Com investimentos nas reformas das delegacias, nas construções dos Cisp – Centros Integrados de Segurança Pública no interior do estado e na capital, integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, construção do prédio das delegacias de Homicídios e Repressão às Drogas, construção do prédio da Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil, no bairro do Benedito Bentes, a construção da nova sede da Central de Flagrantes de Maceió, reforma do prédio da sede da Polícia Civil de Alagoas, aquisição de viaturas policiais, compra de coletes à prova de balas e armamentos, investimento em recursos humanos muito bem qualificados, de recursos materiais tecnológicos avançados e de muita inteligência policial.

Governador Paulo Dantas, continue investindo no fortalecimento da polícia judiciária, pois entendemos que o trabalho da polícia judiciária é de fundamental importância para combater a violência.
Governador do Estado PAULO DANTAS, a associação dos delegados de polícia, em nome de todos os delegados de polícia de Alagoas, é grata a Vossa Excelência pelos investimentos realizados, em especial na polícia civil.

Quero fazer um agradecimento especial e parabenizar o nosso Secretário de Segurança Pública, Delegado Flávio Saraiva, meu contemporâneo do concurso de Agente de Polícia – turma 1985, pelo grande trabalho que vem realizando na segurança pública. Parabenizá-lo por interceder junto ao governador Paulo Dantas, para a convocação dos novos delegados, preenchendo a carência no cargo após a aposentadoria de vários delegados de polícia.

Parabenizo, o nosso Delegado Geral de Polícia Civil de Alagoas, Delegado Gustavo Xavier, que com sua juventude, inteligência e humildade pelo empenho de fazer esse momento uma realidade, cuidadosamente e detalhista, unindo determinação e serenidade na construção de bases solidas e caminhos possíveis para a Polícia Civil de Alagoas.

Pedimos aos novos delegados de polícia comprometimento e respeito com as causas da população. Sejam íntegros, honrem e protejam seus colegas. A sociedade exige uma postura firme no combate à criminalidade. Que este compromisso seja materializado na gestão e ação dos senhores e senhoras. Aproveitei bastante o curso que será administrado pela nossa Academia de Polícia Civil de Alagoas, à frente o delegado Rubens Martins, que preparou uma competente equipe de professores e instrutores. A Academia será apenas uma etapa. Não esqueçam que a partir de hoje o sucesso está em suas mãos. Para ter uma carreira de sucesso é indispensável humildade, caráter e honestidade.

A nossa Associação dos delegados de Polícia estará à disposição dos nossos futuros delegados. Continuaremos a luta em defesa e valorização dos nossos delegados. Graças à nossa diretoria da ADEPOL-AL, a nossa categoria tem um dos maiores vencimentos da federação. Continuemos em buscar melhorias como o auxílio saúde, auxílio, moradia, gratificação por acúmulo de delegacia, dentre outros. Tenham orgulho de fazer parte da Polícia Civil do Estado de Alagoas, honrem a nossa Instituição e deem o melhor de si na difícil tarefa da investigação criminal.

Desejamos aos senhores muitas felicidades e sucesso na nova etapa de suas vidas. Nunca se esqueçam de que somos uma grande família. Que Deus abençoe e proteja a todos vocês.

About thiago

Veja também

DIA DO DELEGADO DE POLÍCIA – 03 DE DEZEMBRO

  O Dia do Delegado de Polícia, comemorado em 03 de dezembro, é uma data que reconhece …

Polícia Civil: Seção de Capturas da Dracco supera marca de 500 prisões só este ano

A Seção de Capturas da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), …

ALE aprova PL que prevê multa para usuários de drogas em Alagoas

Apesar de ser uma proposta polêmica, nenhum deputado se opôs, e a matéria foi aprovada …