Policial pode acessar celular de suspeito mesmo sem autorização judicial! Nova jurisprudência do STF

Inovação na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Agora, o policial poderá voltar a acessar os dados de aparelhos eletrônicos encontrados com suspeitos sem necessidade de autorização judicial.

Com isso, facilitará o serviço de investigação tornando-o célere e eficiente. Também, evitará prejuízo para a persecução penal caso as informações se perdessem durante o tempo que duraria até a emissão de mandado judicial como ocorria antes.

Mais uma vitória para a sociedade na luta contra a criminalidade. 

Jurisprudência Classificada

“É lícita a prova obtida pela autoridade policial, sem autorização judicial, mediante acesso a registro telefônico ou a agenda de contatos de celular apreendido ato contínuo no local do crime atribuído ao acusado, não configurando esse acesso ofensa ao sigilo das comunicações à intimidade ou a privacidade do indivíduo (CF, art. 5º, incisos X e XII).” (STF, Plenário, ARE 1042075, decisão de 30/10/2020 – Repercussão Geral)

Análise Jurídica

O renomado professor Henrique Hoffmann, delegado de polícia e autor de diversas obras de Direito, entende que a decisão do STF ainda não foi finalizada. Ainda, segundo o jurista, o STF não tem julgado exigindo decisão judicial para acesso apenas a agenda e histórico de chamadas. Continua o doutrinador ensinando que o STJ já enfrentou especificamente o tema, e entende que não há reserva de jurisdição para esses dados telefônicos (agenda e histórico), sendo preciso ordem judicial apenas para dados telemáticos (mensagens).

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

About Adepol Adepol

Veja também

Câmara aprova projeto que prevê novo tipo de flagrante

Proposta cria o chamado “flagrante provado”; texto vai ao Senado Fonte: Agência Câmara de Notícias …

A PEC DA SEGURANÇA PÚBLICA E A CRISE DE COMPETÊNCIAS

Publicado em: 11/11/2024 A proposta de emenda à Constituição Federal, denominada “PEC da Segurança Pública”, de …

Policial militar é preso após agredir delegado durante blitz em Vitória

Polícia Militar afirmou que apura a conduta do policial Redação Tribuna Online 25/11/2024 Quartel de …