Antônio Carlos Lessa, presidente da Adepol-AL, participou da posse do ex-procurador geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, nesta sexta-feira (08) como secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas.
A solenidade foi realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Alfredo Gaspar substitui o coronel Lima Júnior, que ocupava o cargo desde 2016.
Também participaram da solenidade os delegados Paulo Cerqueira (delegado-geral da Polícia Civil), Manoel Acácio Júnior (secretário adjunto da SSP), Carlos Reis (gerente da Polícia Judiciária da Região 4) e Leonam Pinheiro Rodrigues.
Na solenidade, Renan Filho aproveitou para informar que mais mudanças podem ocorrer no secretariado de seu governo, e que o objetivo será se adequar ao novo cenário político formado, especialmente, após as eleições municipais.
“Estou dialogando com as forças políticas do Estado de Alagoas, com os partidos, com as lideranças; aguardei a constituição das novas administrações municipais, que tomaram posse no dia 1º janeiro. Vou conversar ao longo deste mês e é provável que façamos novas mudanças para adequar o Governo ao novo cenário político e para a intensificação dos investimentos que vamos fazer nesse biênio final em nosso segundo mandato”, declarou.
O governador também falou também em concursos públicos. Ele disse que o primeiro edital que vai ser lançado é para a Polícia Militar, mas não informou a data.
“Esperamos lançar o concurso para a Polícia Militar e, ao mesmo tempo, concluir a formação de mil policiais que estão na Academia. Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano. Além disso, teremos concurso para delegado, para policial civil, agente penitenciário e estamos verificando maneiras de modernizar a Perícia Oficial”, acrescentou.
Alfredo Gaspar já comandou a SSP-AL em 2015, mas na época ele era promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MP-AL) e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu membros do Ministério Público de assumirem cargos no Poder Executivo. Alfredo Gaspar deixou o cargo de secretário e o coronel Lima Júnior. assumiu o comando da SSP-AL.
Em março de 2020, Alfredo Gaspar entregou a chefia e pediu exoneração do MP-AL. Em setembro do mesmo ano, o MDB oficializou a candidatura do ex-chefe do Ministério Público à Prefeitura de Maceió.
No primeiro turno das eleições municipais de 2020, Alfredo Gaspar teve 110.234 votos (28,87%), e JHC teve 109.053 votos (28,56%). Eles disputaram o segundo turno, e JHC venceu a disputa eleitoral com 58,64% dos votos.
Na noite de 4 de janeiro de 2021, o governador Renan Filho (MDB) anunciou o nome de Alfredo Gaspar para o comando da SSP-AL.
Fonte: g1.globo.com/