Números atestam que junho, com 90 homicídios, foi o segundo mês menos violento de 2022, perdendo somente para fevereiro, que registrou 88 crimes violentos letais intencionais
GAZETAWEB.COM – Hebert Borges- 13/07/2022
Os números atestam que junho, com 90 homicídios, foi o segundo mês menos violento de 2022, perdendo somente para fevereiro, que registrou 88 crimes violentos letais intencionais. A sexta-feira foi o dia em que mais se cometeu esse tipo de crime, com 21 casos.
No caso de Maceió, a redução de crimes violentos letais intencionais é ainda maior. A queda é de 26,4%, quando comparado os 34 casos de maio, com os 25 de junho. Todas as vítimas assassinadas na capital eram homens. O dia mais letal na capital foi a terça-feira.
O secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, explicou que os núcleos de inteligência das polícias civil, militar e penal trabalham com compartilhamento de informações, o que permite ter um conhecimento maior e mais aprofundado dos criminosos e suas formas de atuar.
A forma de atuar dos agentes de segurança do estado também tem sido diferenciada. Saraiva detalhou que os policiais atuam com base nas “manchas criminais”, que são os locais com maior incidência de crimes. Ele citou os bairros do Jacintinho, Benedito Bentes e Vale do Reginaldo, em Maceió, e o Manoel Teles, em Arapiraca., além de alguns conjuntos habitacionais na cidade de Rio Largo.
Saraiva disse que, ao atuar dessa forma, a polícia consegue neutralizar a ação e organização dos criminosos. Em relação aos criminosos, o secretário contou que as polícias têm se empenhado em cumprir mandados de indivíduos “qualificados”, que são aqueles que lideram organização criminosa, bem como praticam crimes de maior violência. Para isso, o secretário destacou que o cumprimento de mandados tem acontecido também aos fins de semana.