Delegados recebem título de cidadania alagoana na Assembleia Legislativa

Os delegados de polícia Fábio Costa (gerente de Recursos Especiais – GRE/DEIC) e Thiago Prado, titular das Sessões Antissequestro e da Delegacia de Crimes Cibernéticos, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), receberam na manhã desta sexta-feira (13), no plenário da Assembleia Legislativa, o título de cidadãos honorários de Alagoas. A honraria foi proposta pelo deputado Dudu Ronalsa, em reconhecimento pelo grande trabalho que os delegados da Polícia Civil têm prestado à segurança pública do Estado, sendo aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais.

O delegado Thiago Prado é sergipano de Aracaju, tendo iniciado a carreira na delegacia de Maragogi, onde reduziu os homicídios e roubos. Em 2015, assumiu a delegacia de Marechal Deodoro, onde mais uma vez conseguiu reduzir os índices de violência. Antes de assumir o cargo atual, foi delegado de Roubos da Capital e Regional de Arapiraca.
“Antes de ser delegado já havia adotado Alagoas como local de refúgio para os momentos de descanso com minha família, pela paz e tranquilidade que esta terra oferece. Aprendi que é na delegacia de polícia que começa a Justiça e que as ações policiais devem ser fortes, mas sempre respeitando as garantis individuais”, afirmou, em seu discurso.

Para ele, o servidor público é um empregado do povo, e “assim, renovo meu compromisso com a sociedade alagoana, e agradeço ao governador Renan Filho, ao secretário Lima Júnior (Segurança Pública) e ao delegado-geral Paulo Cerqueira (Polícia Civil) pela confiança que me têm dado”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Vítor, que presidiu a sessão, reconheceu o trabalho que vem sendo feito pelos dois delegados, pelos demais integrantes da Polícia Civil (agentes e escrivães), como todo o setor da Segurança Pública, que reduziu os índices de criminalidade no Estado. “As portas da Assembleia estarão escancaradas para o que os senhores e a sua instituição precisarem”, disse o presidente da ALE.

O deputado Dudu Ronalsa, em seu pronunciamento, afirmou ser a concessão do título de cidadania uma homenagem merecida. Segundo ele, os índices de violência em Alagoas têm diminuído e isto se deve também ao trabalho da Polícia Civil, inclusive dos dois delegados. “Esses homens colocam a vida em risco para proteger a sociedade. Por isso, merecem a homenagem e queremos agradecê-los”, acrescentou.

“Vemos o trabalho dos senhores na redução da criminalidade no Estado. A Polícia Civil esclarece hoje cerca de 70% dos casos de homicídio, a melhor meta alcançada em todo o Brasil. O criminoso, agora, sabe que será preso e entregue à Justiça para responder pelo crime que cometeu”, afirmou o deputado Paulo Dantas.

O deputado Gilvan Barros Filho também falou na tribuna, durante a sessão, para elogiar o trabalho realizado pelo Polícia Civil, especialmente pela DEIC e Polícia Militar, que evitou um assalto a bancos na cidade de Girau do Ponciano, terra natal do parlamentar, há cerca de 15 dias. “A polícia, agora, se antecipa ao crime e evita que eles aconteçam. Quero agradecer pelo que os senhores fizeram, levando a paz aos cidadãos de Girau”, salientou.

O deputado Francisco Tenório, que é também delegado de polícia, ressaltou que Alagoas vive um grande momento com a redução da violência. “Além de ter uma taxa de 70% na elucidação de crimes, a Polícia Civil tem atuado ainda na prevenção. Nesse instante, todos os delegados e policiais civis se sintam homenageados”, completou.

Já o deputado Cabo Bebeto realçou o trabalho forte que vem sendo feito pelos dois delegados, e também a liderança que ambos sempre colocam nas delegacias e departamentos que comandam ao longo desses últimos anos.

O gerente da Academia de Polícia Civil, delegado Antônio Carlos Lessa, que representou o delegado-geral Paulo Cerqueira, na solenidade, disse que “com esta homenagem, os delegados Fábio Costa e Thiago Prado passam a ser nossos conterrâneos. E tenho certeza que esta honraria é estendida a todos os integrantes de nossa polícia”, destacou.

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol-AL), Robervaldo Davino, ressaltou que a homenagem da Assembleia representava uma voz de mais de três milhões de alagoanos ao serviços prestados pelos delegados e policiais civis à sociedade alagoana.

Um vídeo contando parte da vida profissional e depoimentos de familiares dos homenageados emocionou a todos que estiveram no plenário da Assembleia.

Também estiveram presentes à solenidade, os delegados Cícero Lima (gerente de Polícia Judiciária da Região 4 – GPJ4); Ana Luíza Nogueira (gerente de Polícia Judiciária da Região 1 – GPJ1); Eduardo Méro (coordenador d Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa da Capital – DHPP); Robervaldo Davino (presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas) e Lucimério Campos (presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Alagoas), além de vários delegados alagoanos, agentes e escrivães.

Ainda compareceram à sessão de homenagens, as deputadas Flávia Cavalcanti, Ângela Garrote e Fátima Canuto; o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, delegado Kelmann Vieira; a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Olívia Tenório, e o secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) de Maceió, delegado aposentado Flávio Saraiva. (Por ASCOM-PC)

About José Nunes

Veja também

Lula apresenta PEC da Segurança Pública; governadores de direita são contra

Reunião no Palácio do Planalto expôs oposição de governadores à proposta de mudança constitucional Leonardo …

ADEPOL DO BRASIL notifica Secretário de Segurança Pública de São Paulo sobre ilegalidades

A ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO BRASIL notificou o Secretário de Segurança Pública do …

Lei nº 14.599/2023: imunidade de viaturas veladas e outros reflexos legais

Por Adriano Sousa Costa é delegado de Polícia Civil de Goiás, Francisco Enaldo Sales Campelo …