Assessoria da Adepol – 20/01/2020
Em reunião com o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório, realizada nesta terça-feira (19), na sede do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), o presidente da Adepol-AL, Antônio Carlos Lessa, solicitou a participação e o apoio do MP, dentre as funções institucionais, para solucionar as demandas dos delegados e da Polícia Civil do Estado.
O delegado Lessa solicitou o apoio do MP resolver junto ao Governo do Estado as dificuldades enfrentadas pela Polícia Judiciária, como baixo efetivo (delegado, agente e escrivão), excesso de horário de trabalho, defasagem salarial e gratificação, elevado custo devido ao modelo atual, carência de equipamentos e modernização do sistema de trabalho. São demandas imediatas por serviços públicos de qualidade que se articulam com reivindicações mediatas e antigas colocadas pela Adepol’’.
Ressaltando a defesa dos interesses da coletividade, o procurador Márcio Roberto colocou o MP a disposição dos delegados para atender e apoiar a pauta de reivindicações. Por uma Polícia Judiciária mais atuante e produtiva, ele prometeu levar as demandas da Adepol ao próximo encontro com o governador Renan Filho, que já está previamente agendado. ‘‘O quadro atual da Polícia Civil não ocorre por falta de empenho dos policiais e delegados, mas é diante de poucas condições de material e de pessoal’’, frisou.
Também participaram da reunião, o promotor Humberto Henrique Bulhões, chefe de Gabinete do MP, Fernando Maciel, advogado da Adepol, as promotoras Karla Padilha, do Controle Externo da Atividade Policial, e Ariadne Dantas, substituta da Promotoria de Justiça da Mulher, e as delegadas Paula Mercês, titular da Delegacia de Defesa da Mulher 1, e Cassia Mabel, titular da Delegacia de Defesa da Mulher 2.