por Raquel Gallinati é Delegada de Polícia; pós-graduada em Ciências Penais, em Direito de Polícia Judiciária e em Processo Penal; mestre em Filosofia; Diretora da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) do Brasil; e embaixadora do Projeto Mulheres no Tatame e Instituto Pró-Vítima.
Publicado no Diário de S. Paulo – 04/09/2023
Você já ouviu falar do golpe do cartão de crédito clonado? Infelizmente, esse esquema fraudulento tem se tornado cada vez mais comum e traz prejuízos financeiros significativos para as vítimas. Algumas orientações e informações podem evitar cair nessa armadilha.
Ao negar ter realizado qualquer compra suspeita, a vítima prontamente exige o cancelamento imediato da operação. É neste momento que se inicia a estratégia ardilosa do golpista: ele alega que o cartão pode ter sido clonado e propõe o bloqueio preventivo como medida de segurança. Para realizar esse procedimento, o criminoso instrui a vítima a entrar em contato com o suposto número de atendimento ao cliente da administradora.
1. Lembre-se de que instituições financeiras e administradoras de cartão de crédito nunca recolhem cartões dos clientes, mesmo que estejam vencidos ou inutilizados. Desconfie sempre caso receba essa solicitação e não entregue seu cartão a terceiros.
4. Se receber qualquer ligação suspeita de lojas, instituições financeiras ou administradoras de cartão de crédito informando sobre um suposto cartão clonado, ou solicitando a confirmação de uma compra que você não fez, entre em contato imediatamente com sua agência bancária ou seu gerente de conta para verificar a veracidade das informações.
Nos dias atuais, é fundamental estar ciente dos riscos cibernéticos e se precaver contra golpes financeiros. O conhecimento aliado à cautela se tornam as melhores armas na luta contra essas fraudes.