O presidente da Adepol-AL, Antônio Carlos Lessa, representou a categoria no do 1º Congresso sobre Tecnologia na Investigação Criminal, realizado pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL-BRASIL), em parceria com o Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB/Sindicato), de 1 a 4 de dezembro, no hotel Deville, em Salvador/BA, com presenças de grandes nomes internacionais, que explanaram sobre crimes cibernéticos. Entre eles, Patrick Chen, David Sorensen, Delmar Bitencourt, Mário Aravechia de Resende, Fábio Góes Ferreira, Jorge Figueiredo e o Dr. Badaró.
A mesa de abertura do Congresso foi composta pelos delegados Rodolfo Queiroz Laterza (presidente da Adepol-BR), Fábio Lordello (presidente da Federação dos Delegados de Polícia do Brasil), Anísio Amaral Viana. (representando a delegada-geral da Bahia) E Ivo Tourinho (representando Secretário de Segurança Pública da Bahia), o coronel Marlon Jorge Teza (presidente da Feneme) e o deputado federal por Minas Gerais, Marcelo Freitas.
Esta primeira edição do Congresso teve como finalidade, reunir delegados de todo o Brasil para fomentar os debates em torno dos crimes cibernéticos e contribuir com a evolução da segurança digital no páis.
Também participaram do evento, delegados de Polícia eleitos deputados federais em vários estados, nas eleições deste ano. Entre eles, o delegado Fábio Costa, que vai representar Alagoas, na Câmara dos Deputados, a partir de janeiro de 2023.